Entrega do Prêmio Naíde Teodósio 2021 marcada pela emoção
Nesta terça-feira (30) aconteceu a cerimônia de entrega da 12ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, no auditório do Museu Cais do Sertão. O evento foi aberto pela cantora Isaar França que cantou com a plateia a música feita para a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a Mulher: “Deixa ela em paz Meu Irmão”.
O Governador Paulo Câmara e a secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, entregaram as premiações aos vencedores e vencedoras do prêmio criado para estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimento sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade. Na ocasião, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) foi representada pela diretora de Gestão Administrativa e Financeira, Ana Rosa de Andrade Lima.
Durante o evento, a representante das professoras e professores, Jussara Araújo, disse que “a discussão de gênero é algo construtivo. A gente reafirma, luta e defende uma escola plural, diversa e inclusiva que ao abrir os portões recebem pessoas LGBTQIA+, a diversidade religiosa, pessoas de terreiro, pensamentos políticos diversos e orientações sexuais que não são só a sua. Enquanto a gente não perceber que a escola para ser inclusiva tem que acolher todas e todos, a gente não está fazendo EDUCAÇÃO”.
“Não tem outra forma de mudar o mundo se não for pela EDUCAÇÃO. Não tem polícia no mundo que mude a sociedade. Quem desconstrói tudo que está errado e constrói o mundo que a gente quer é a EDUCAÇÃO”, completou a delegada deputada, Gleide Ângelo.
Premiação: Foram 45 premiados – instituições de ensino, estudantes, professores e pós-graduados.
Nosso muito obrigada a todas e todos que participaram do prêmio. Agradecemos a presença de Ana Luiza Câmara; das secretárias Ana Selva (Executiva de Desenvolvimento da Educação); da secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros; dos presidentes da Cepe, Ricardo Leitão, e da Fundarpe, Marcelo Canuto; Bianor Teodósio, neto da médica e pesquisadora Naíde Teodósio; e as deputadas estaduais Gleide Ângelo e Laura Gom