Created jtemplate joomla templates

Serão distribuídas 360 bolsas que terão duração máxima de um ano. Elas têm valor mensal de R$ 400,00

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) está lançando mais um edital de concessão de Bolsas de Iniciação Científica com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de graduandos de todas as áreas do conhecimento das instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado. 

O edital estende-se não só à solicitação de novas bolsas como também a renovações de bolsas já implementadas. As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores vinculados às instituições, sob a forma de projeto de pesquisa, acompanhadas de plano de trabalho individual para cada candidato a bolsa e encaminhadas à Facepe exclusivamente via internet, por intermédio do formulário de solicitação de bolsas (modalidade BIC). A data limite para envio das propostas é 28 de abril de 2014.

O edital busca despertar vocação para os campos das ciências e das carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre os estudantes, promovendo sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico. Também visa a qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo formativo de profissionais para atuação nos diversos setores da sociedade.

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Facepe não só possibilita o envolvimento do estudante no universo da pesquisa como também estimula pesquisadores produtivos a engajarem estudantes no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição na formação de profissionais altamente qualificados.

Para este edital, serão distribuídas 360 bolsas que terão duração máxima de um ano. O bolsista deverá dedicar-se às atividades em carga horária de 20 horas semanais e apresentar resultados parciais ou finais da pesquisa, sob a forma de exposição oral, na Jornada Anual de Iniciação Científica da Facepe. As bolsas têm valor mensal de R$ 400,00.

Serviço:
Edital Facepe 02/2014 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Facepe 2014)
Data limite para envio de propostas: 28 de abril de 2014
Mais informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Baixe aqui o edital

Flash de Notícias

Atenção bolsistas do PIBIC 2015 e IBPG 2015.2

free-online-classes528

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) informa aos bolsistas do PIBIC 2015 e IBPG 2015.2 que aguardem o comunicado oficial, via e-mail, convidando-os a comparecer para a assinatura do Termo de Outorga. Os que ainda não receberam o comunicado da Instituição, não é necessário telefonar ou comparecer, solicita-se que esperem pois serão todos convocados tão logo o documento esteja apto para a assinatura.

 

Relatórios Semestrais das Bolsas de Pós-Graduação x Greve dos Técnico-administrativos da UFPE

  • greve
  • Apesar da greve do corpo técnico-administrativo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o prazo de entrega dos Relatórios Semestrais de Acompanhamento de Bolsista de Pós-Graduação (IBPG) será mantido. A data limite é 31 de agosto de 2015 (próxima segunda-feira).
  • Os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), especialmente os da UFPE, devem ficar atentos: para que o pagamento das mensalidades dos bolsistas não atrase, é fundamental que o envio desses relatórios, pelo sistema AgilFAP, ocorra dentro do prazo estabelecido.

FACEPE comemora 25 anos de existência

    • unnamed
  • A comemoração dos 25 anos da FACEPE, iniciada no mês de dezembro de 2014, continua a todo vapor. Para este ano, foram programadas a realização do seminário com o tema “Novas Perspectivas para a Pesquisa e Inovação no Estado de Pernambuco”, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, a publicação do livro “História Ilustrada da FACEPE” e a itinerância da Exposição Institucional, inaugurada ano passado, que conta a história da Fundação ao longo dos anos.
    O lançamento dos prêmios “Ricardo Ferreira ao Mérito Científico” e “Sebastião Simões de Mérito à Inovação Tecnológica” também estão nas comemorações. O primeiro é para cientistas brasileiros ou estrangeiros, com permanência mínima de 10 anos em Pernambuco, que tenha se destacado pela realização de contribuição científica ou tecnológica de extraordinário valor para o progresso da sua área do conhecimento. O Prêmio é concedido bianualmente pelo sistema de rodízio com o “Prêmio Sebastião Simões de Mérito à Inovação Tecnológica”.
    Este segundo é um estímulo para empresas de base tecnológicas ou entidades de pesquisa desenvolvidas em Pernambuco, apoiadas ou não pelos programas da FACEPE, que venham prestando relevantes contribuições ao desenvolvimento do Estado e se destacando pela realização de projetos de êxito, expressivos impactos no mercado e potencial abrangência social.
    A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) foi criada pela Lei Estadual nº 10.401 de 26 de dezembro de 1989 e considera necessário atividades para divulgar a relevância histórica da sua existência na importante contribuição para difundir e fomentar a ciência, tecnologia e inovação na sociedade brasileira e internacional.
    O Conselho Superior da Fundação da FACEPE decidiu instituir uma Comissão Organizadora dos Eventos em Comemoração aos 25 da Fundação, composta pelos professores doutores Rejane Mansur (SBPC-UFRPE), George Cabral de Souza (História-UFPE), Alfredo Arnóbio de Souza Gama (Química-UFPE), Emanoela Souza (Museologia-UFPE), e pela doutora Rita de Cássia Barbosa de Araújo (Fundaj).
    A programação e o formulário de inscrição estão disponíveis no site: http://www.facepe25anos.wix.com/seminario

Oficina de Pesquisa da UFRPE contou com palestra Secretária Lúcia Melo

  • 11224095 958915214149662 600552382058869592 n
  • (Foto: Ailton Pedroza/Sectec)
  • A segunda edição da Oficina de Pesquisa da Universidade Federal Rural de Pernambuco, realizada na manhã desta quinta-feira (19/8) no auditório do ITEP, na Cidade Universitária, contou com palestra da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lúcia Melo, sobre as principais estratégias da Secti para atrelar ciência, tecnologia e Inovação a política de desenvolvimento de Pernambuco.
  • Segundo a secretária, não se pode trabalhar em C&T sem olhar o contexto e analisar os cenários da estrutura produtiva e social do estado. “Precisamos identificar as áreas promissoras da nossa economia e como atender suas necessidades de inovação. Esse cenário deveria também ser observado pelas universidades”, pontuou.
  • O grande desafio, segundo Lúcia Melo, será “promover e expandir o conhecimento, mobilizando as competências científicas existentes, para atender as demandas das empresas de baixa ou média intensidade tecnológica”.
  • A segunda Oficina de Pesquisa da UFRPE contou, também, com uma apresentação do professor Abraham Sicsu, presidente da Facepe, sobre as políticas de apoio às pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação no estado de Pernambuco. O encontro foi presidido pela reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena.
  • Matéria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Prazo para documentação impressa do PIBIC termina amanhã

Sem título
 
 
 
O Programa de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) distribui 400 bolsas, entre novas solicitações e renovações para alunos de graduação no edital 01/2015. A data para entrega da documentação impressa é até esta sexta-feira (14).
 
As áreas envolvidas no programa são Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas e Engenharias. Além dos objetivos específicos, materiais e métodos, as propostas também possuem os resultados esperados para a vigência da bolsa e o cronograma de atividades.
 
Dentre as propostas recebidas estão a "Repercussões do exercício físico e da fluoxetina sobre o sistema nervoso: análise da depressão alastrante cortical em ratos precocemente hipernutridos, a "Caracterização de anormalidades citogenéticas e moleculares em pacientes com leucemia mielóide aguda de novo", a "Avaliação de biomarcadores no câncer de mama triplo negativo de estadiamento local e metastático" e os "Novos materiais porosos para aplicação em catálise, energia e meio ambiente".
 
O Programa de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica da FACEPE apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas mediante a seleção de propostas para concessão de bolsas de iniciação científica para alunos de graduação das instituições públicas ou privadas de Pernambuco. O PIBIC tem o intuito de estimular os pesquisadores para engajarem os estudantes no processo de investigação científica e o desenvolvimento da capacidade no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de Pernambuco.
 
 
ATENÇÃO: Tendo em vista a greve dos servidores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a FACEPE informa que os aprovados dessa instituição devem entregar, em lugar do comprovante de matrícula e/ou histórico escolar atualizado, uma declaração assinada pela Coordenação do Curso ou pelo Orientador, confirmando a vinculação do aluno com a instituição. É válido ressaltar que esta declaração é temporária até que a situação da Universidade seja regularizada. Assim que a greve terminar, os documentos faltantes deverão ser entregues sob pena de terem suas bolsas suspensas.
 

Sai resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2015

  • pibicresultado2015
  • A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco conclui o processo de avaliação das propostas ao edital 01/2015 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Ao todo, foram 400 bolsas distribuídas entre solicitações novas e renovações. A data limite para entrega da documentação impressa é na próxima sexta-feira (14).
    Para este edital, as bolsas tem duração máxima de um ano e um valor mensal de R$400,00. O bolsista tem o compromisso de manter um bom rendimento acadêmico e escolar, elaborar, junto ao orientador, o Relatório Parcial, conforme o roteiro do edital divulgado, que deverá ser submetido eletronicamente e exclusivamente pelo Sistema AgilFap no período de 01 a 15/02/2016. Além disso, deve apresentar resultados parciais ou finais da pesquisa, sob forma de exposição oral, na Jornada Anual de Iniciação Científica da FACEPE. A vigência das bolsas é de agosto/2015 a julho/2016.
  • O Programa de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica da FACEPE apoia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas mediante a seleção de propostas para concessão de bolsas de iniciação científica e alunos de graduação das instituições públicas ou privadas de Pernambuco.
  • Clique aqui e confira o resultado

Rua Benfica, 150, Madalena CEP 50720-001 Recife - PE . Fone (81) 3181.4600 . Fax (81) 3181.4600