Pesquisadores

stockvault-chemistry-glassware134843

Atração e Fixação de Pesquisadores

A Facepe mantém programas permanentes para atrair e fixar, em Pernambuco, pesquisadores doutores de todas as áreas do conhecimento. Procura-se especialmente reunir competências para os setores relacionados à nova economia estadual e expandir a pesquisa no interior do Estado – onde a oferta de cursos de graduação e pós-graduação tem crescido rapidamente.

Em cofinanciamento com o CNPq e a CAPES, são oferecidas bolsas de fixação do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) e do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), as quais incluem um auxílio ao projeto de pesquisa do candidato. São também oferecidas Bolsas de Fixação de Pesquisador (BFP), com recursos exclusivamente estaduais. Todas as bolsas DCR e PNPD, em qualquer área do conhecimento, recebem, em Pernambuco, uma complementação de valor paga pela Facepe.

Além disso, em áreas ou temas específicos de seu interesse, empresas, órgãos públicos ou entidades não-governamentais conveniados com a Facepe podem ainda aportar recursos para uma complementação adicional do valor da bolsa ou para o custeio dos projetos.

Editais em fluxo contínuo

Apoio a Projetos de Pesquisa

  • A Facepe financia a realização de projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, atendendo à demanda espontânea dos pesquisadores ou a demandas induzidas, em chamadas temáticas. Há prioridade para áreas estratégicas para o desenvolvimento de Pernambuco, com foco nos temas da nova economia estadual, no aperfeiçoamento de políticas públicas e nos desafios da mudança ambiental.
  • Atendimento à demanda espontânea – Projetos de pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento são regularmente apoiados pela Facepe por meio de chamadas bianuais (edital APQ/Facepe). Além disso, em parceria com o CNPq, a Fundação tem realizado regularmente chamadas voltadas para públicos específicos, como os jovens pesquisadores e os grupos de excelência em pesquisa, em todas as áreas.
  • Apoio a projetos em temas induzidos – Em cofinanciamento com empresas, órgãos públicos ou outras agências de fomento (nacionais e internacionais), são também apoiados projetos de pesquisa científica e tecnológica em temas induzidos, selecionados em chamadas públicas específicas. Por exemplo, visando a subsidiar a formulação, a avaliação e o aperfeiçoamento de políticas públicas, a Facepe tem lançado, em parceria com outras entidades da administração estadual, chamadas para projetos de pesquisa em temas específicos relacionados às áreas de erosão costeira, segurança pública, gestão educacional, economias setoriais, recursos hídricos, gravidez na adolescência, conservação ambiental. Em parceria com agências federais, a Fundação também tem participado de chamadas em temáticas relacionadas à gestão da saúde, à agricultura e ao estudo da biodiversidade.
  • Estímulo à pesquisa em cooperação – No âmbito de acordos firmados com outras agências de fomento do Brasil e do Exterior, a Facepe tem buscado ampliar a participação de pesquisadores de Pernambuco em atividades de cooperação científica, mediante o apoio ao intercâmbio de pesquisadores e/ou o cofinanciamento de projetos de pesquisa cooperativa de classe mundial, elaborados e desenvolvidos por grupos de pesquisa de Pernambuco e de outros centros do País ou do Exterior. Em parceria com a FAPESP e a ANR (França), por exemplo, são financiadas pesquisas cooperativas relacionadas à mudança global e à microbiologia-imunologia. Com o Inria e o CNRS (França), apoia-se o intercâmbio na área de tecnologias da informação e comunicação e, com o MIT (EUA), o intercâmbio em qualquer área do conhecimento. A Facepe também auxilia a mobilidade de alunos de pós-graduação para estágios em centros de pesquisa fora do Estado.

Outros editais abertos atualmente

Principais Bolsas

Principais Auxílios

stockvault-apple-on-books128237

Apoio à Estudantes

Por meio da concessão de bolsas de estudo de diversas modalidades, a Facepe apoia a formação de recursos humanos altamente qualificados para a pesquisa, a docência no ensino superior e o atendimento da demanda dos setores público e privado. A Fundação também dá apoio à realização de cursos, treinamentos e reuniões científicas.

Programas de Iniciação científica/Incentivo acadêmico

A Facepe tem um programa próprio de bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação de todas as instituições de ensino superior do Estado. Outro programa é dedicado a apoiar o ingresso e a permanência, nas universidades públicas, dos mais destacados alunos egressos da rede pública de ensino. Também são concedidas, em parceria com o CNPq, bolsas de Iniciação Científica Júnior, cujo objetivo é despertar a vocação de estudantes do ensino médio para os campos das ciências e as carreiras tecnológicas.

Bolsa de Iniciação Científica (BIC)
Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA)
Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior)

Bolsas de pós-graduação (chamadas públicas semestrais)

A concessão de bolsas para a realização de estudos de mestrado e doutorado em Pernambuco é um dos investimentos mais significativos da Facepe, representando cerca de 40% do seu orçamento anual. São apoiados projetos de dissertação ou tese em todas as áreas de conhecimento, selecionados em chamadas públicas semestrais, havendo prioridade para projetos que favoreçam a interiorização das atividades de pesquisa e pós-graduação e a nucleação de novos grupos, ou projetos que tenham aderência a áreas e temas estratégicos para o desenvolvimento do Estado. Os editais também incentivam a participação de empresas, órgãos públicos ou entidades não-governamentais que podem, mediante convênio com a Facepe, complementar o valor das bolsas concedidas a projetos de pesquisa em áreas/temas de seu interesse. É um estímulo à transferência, para o setor empresarial e para a sociedade, de resultados da pesquisa feita na pós-graduação.

Apoio à titulação docente

Programas especiais da Fundação destinam-se especificamente a apoiar a qualificação e a titulação dos docentes atuantes nas instituições de ensino superior no Estado, em particular nas licenciaturas. Destacam-se os editais de apoio a projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (MINTER/DINTER) e de apoio a planos institucionais de formação de quadros docentes (Prodoutoral).

Edital Facepe 10/2009 – Apoio a Projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais (MINTER/DINTER) – Apoio à execução de projetos de Mestrado Interinstitucional (MINTER) e Doutorado Interinstitucional (DINTER), previamente aprovados pela CAPES, que beneficiem instituições de ensino superior sediadas em Pernambuco, viabilizando a formação de mestres e doutores fora dos grandes centros de ensino e pesquisa do Estado, principalmente no Interior, a fim de promover a capacitação de docentes para os diferentes níveis de ensino, subsidiar a nucleação e o fortalecimento de novos grupos de ensino e pesquisa, e fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu no Estado.

Edital Facepe 11/2009 Apoio a Projetos Institucionais de Formação Doutoral Docente (Parceria Capes – Prodoutoral) – Apoio à execução de projetos institucionais de formação de quadros docentes (Planfor) apresentados por Instituições de Ensino Superior públicas da esfera estadual e municipal sediadas em Pernambuco que tenham obtido parecer favorável na avaliação realizada pela CAPES no âmbito do programa Prodoutoral, visando a propiciar, para essas instituições estaduais e municipais, a continuidade na formação de jovens doutores, a consolidação de grupos de pesquisa, a integração interinstitucional e a mobilidade acadêmica, nacionalmente.

Auxílio à Mobilidade Discente (AMD) – Propicia a estudante de pós-graduação, mediante a cobertura de despesas de transporte e manutenção, um estágio de curta duração em centro de pesquisa sediado no País para realizar parte de seu trabalho de dissertação ou tese em cooperação com grupo de pesquisa diferente daquele a que está vinculado, visando a enriquecer sua formação e a incentivar a colaboração interinstitucional. Excepcionalmente, o auxílio poderá ser concedido para apoiar estágio no Exterior, no contexto de projeto realizado por grupo de pesquisa local que mantenha cooperação internacional bem consolidada com grupo de pesquisa fora do País.